top of page

II Congresso de Condições Crônicas Pediátricas do IFF/VPAAPS/FIOCRUZ, organizado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) e a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da FIOCRUZ.

O evento acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2023 no Colégio Brasileiro de Altos Estudos/UFRJ (Salão Nobre). Avenida Rui Barbosa nº 762, ao lado do Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente/IFF.

Serão aceitos trabalhos de pesquisa ou relatos de experiência para apresentação em pôster eletrônico. O prazo limite para a inscrição de trabalhos é 22 de setembro de 2023. O apresentador/relator do trabalho estará automaticamente inscrito no Congresso. O aceite do trabalho para apresentação será realizado por e-mail e publicado no site do evento até o dia 6 de outubro de 2023.

Os trabalhos que comporão o Congresso deverão contemplar a temática das condições crônicas complexas em pediatria nos seguintes eixos temáticos:

1.   Perfil da Clientela com Condições Crônicas Complexas Pediátricas.

2.   Manejo Clínico e Gestão do Cuidado das Condições Crônicas Complexas Pediátricas.

3.   Cuidados Paliativos Neonatais

4.   Desospitalização e Matriciamento.

5.   Protagonismo da família no cuidado nas Condições Crônicas Complexas Pediátricas.

6.   Perspectivas de atuação multiprofissional nas Condições Crônicas Complexas Pediátricas.

7.   Redes de Atenção à Saúde e Intersetorialidade nas Condições Crônicas Complexas Pediátricas.

8.   Cuidados paliativos nas condições crônicas complexas

9.   Desafios da Atenção Domiciliar e Atenção Básica nas Condições Crônicas Complexas Pediátricas.

 

Os trabalhos deverão ser encaminhados sob a forma resumo expandido. O conteúdo do resumo enviado é de total responsabilidade do(s) autor(es).

Estrutura do resumo expandido

Os trabalhos a serem submetidos para apresentação no congresso deverão ser encaminhados, através de preenchimento do formulário no link disponibilizado na página do evento.

Cada pesquisador poderá submeter até 2 (dois) trabalhos, sendo um individual e um coletivo, ou, dois coletivos, indicando o apresentador/relator de cada trabalho no momento do envio do mesmo para a submissão. Cada trabalho poderá conter até 05 autores. A comissão científica indicará a modalidade de apresentação (e-pôster).

 

Devem obedecer ao seguinte formato:

a) O resumo expandido deverá ser digitado de acordo com a norma culta no programa Microsoft Office Word sem parágrafos, fonte Arial, corpo 11, espaço um e meio entre as linhas do texto.
 

b) Deve conter: INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, DESCRIÇÃO METODOLÓGICA, RESULTADOS, DISCUSSÃO e CONSIDERAÇÕES FINAIS. Esses títulos das seções deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito. As seções secundárias (caso existam) deverão estar apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em redondo (minúsculas).

c) O resumo deverá conter no mínimo 1.500 palavras e máximo 1.800 palavras.  O título e as palavras-chave não entrarão na contagem de palavras.
 

d) Deve conter de três a cinco palavras-chave, e suas versões em inglês (keywords).
 

e) Não incluir figuras, tabelas ou quadros.
 

f) As citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data. As REFERÊNCIAS ao final do trabalho deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.
 

g) É obrigatório a inclusão do número de registro de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) no resumo expandido, exceto em casos de revisão sistemática da literatura e relato de experiência.

 

Avaliação dos trabalhos

Todos os trabalhos submetidos ao Congresso de Pediatria do IFF serão avaliados e selecionados de forma anônima pela Comissão Científica com base em pareceres emitidos por pareceristas ad hoc que avaliarão os trabalhos considerando o seu mérito científico, de acordo com os seguintes critérios:

a) pertinência do trabalho em relação ao Eixo Temático proposto;
 

b) qualidade linguística: clareza e correção na comunicação;
 

c) conteúdo: fundamentação teórico-metodológica, apresentação dos resultados e discussão, e contribuição para a produção do conhecimento na área;
 

e) forma: obediência às normas especificadas para apresentação dos trabalhos.

 

OBS: Os trabalhos serão eliminados em caso de:

1. Identificação do autor em local não apropriado do formulário (no corpo do texto)
 

2. Fora das normas previstas neste edital.

 

Certificados dos Trabalhos Apresentados:

1. Será emitido um certificado de apresentação do trabalho contendo o nome de todos os autores.
 

2. O certificado será disponibilizado na forma digital no site de evento após a apresentação dos trabalhos e ficarão disponíveis por 10 meses.

 

Publicações:

Todos os resumos expandidos selecionados serão publicados no site do II Congresso de Condições Crônicas Pediátricas do IFF/VPAAPS/FIOCRUZ sob forma de Anais.

 

Premiações:

Após a mesa de encerramento do evento, haverá cerimônia onde serão premiados os 03 (três) melhores trabalhos apresentados (e-pôster), selecionados pela Comissão Científica. Para fazer jus à premiação, pelo menos 1 (um) dos autores deve estar presente na cerimônia.
 

Membros da comissão organizadora e/ou cientifica não concorrerão a premiação

EDITAL - INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

E-POSTER CIENTÍFICO

Normas e recomendações para a elaboração: 

bottom of page